quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Seu cliente é seu melhor vendedor, se seu funcionário for seu maior aliado!


Estava aqui um pouco em dúvida sobre o que escrever sobre crise. Até porque só leio que o Brasil anda caminhando para cima e para frente!


Ai decidi escrever sobre o contrário da crise, o sucesso! É o que anda acontecendo na Nextel nos últimos meses. Os vendedores dos planos da Nextel agora têm outra estratégia, convecer o próprio cliente a indicar outros clientes e isso levou a quase metade dos 250.000 novos clientes terem sido conquistados por indicação de outros antigos. Sua rentabilidade superou à dos concorrentes TIM e OI.


Levando esse fato em consideração pensei: o que é mais importante, conquistar novos clientes, ou garantir que seus funcionários e atuais clientes estejam felizes e tenham uma boa relação com a empresa?


Ai pensei que por mais que o cliente estivesse supersatisfeito, se o vendedor não tivesse uma boa relação com a empresa talvez esse sucesso todo dessa estratégia não teria sido conquistado pela empresa.

É complicado convencer alguém de comprar aquilo que não te satisfaz, portanto chegamos àquela afirmação já feita por vários estudiosos do assunto: O funcionário é seu maior aliado!

Vocês concordam???



Para quem quiser dar uma olhada, a matéria saiu na Exame:






Beijos,

Um comentário:

  1. Concordo plenamente e denovo as redes sociais no meio da jogada. Trecho extraido da matéria: 'O boca a boca acontecia à revelia da Nextel e a empresa não estava tirando proveito desse movimento", afirma o publicitário Celso Loducca, um dos responsáveis por traçar a nova estratégia da companhia. Ao perceber o movimento, Chaia montou um plano de ação para incentivá-lo. "Busquei inspiração na lógica de funcionamento de redes sociais como Orkut e Facebook", diz ele. A ideia era fazer com que os clientes criassem comunidades entre amigos e familiares fora do ambiente de trabalho, sem que a operadora precisasse intervir nesse processo.'

    Belo case.

    mateus

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