quarta-feira, 5 de agosto de 2009

RECLAMAÇÃO!

Venho aqui falar sobre nossas tão "queridas" empresas de telefonia.

As empresas de telefonia são campeãs de reclamação no Procon e recentemente a Oi e a Claro receberam uma multa pesadíssima por mal atendimento ao cliente. Isso acontece pois, ao invés de garantir que o consumidor permaneça na companhia as empresas só se preocupam em aumentar ainda mais a base de clientes por meio de promoções e descontos que nem sempre podem ser cumpridos.

O serviço de atendimento ao cliente medíocre prestado por essas empresas reflete uma grande falha: a terceirização dos call centers. É nítida a diferença entre o atendimento do telebanco do Bradesco e a pura reprodução de falas de um atendente da Oi, Claro e afins.
O fato de o serviço de atendimento ao consumidor ser terceirizado limita a motivação entre os funcionários que continuam a fazer uma tarefa repetitiva e sem perspectivas de mudança ou evolução. Além disso, as informações que mudam constantemente nunca são atualizadas corretamente e para ajudar há uma grande rotatividade de funcionários e não há treinamento contínuo.

Já no Bradesco em que os funcionários têm Plano de Carreira , um suporte de informações e treinamentos muito maior e campanhas motivacionais recorrentes a história já é diferente. Obviamente há uma motivação muito maior e o objetivo não só manter clientes, mas também funcionários, afinal o gerente de amanhã é o atendente do telemarketing de hoje.

O Bradesco foi só o exemplo de um telemarketing que dá certo, mas certamente existem outras empresas realizam campanhas motivacionais para esse público interno e são bem-sucedidos.

Vocês têm conhecimento de alguma?

("Vou estar aguardando" comentários. O Blog CI na crise agradece a passagem e tenha um bom dia!)

E um videozinho do que infelizmente é exatamenta a situação (um pouco mais exagerada) pela qual sempre passamos ao ligar para esses call centers da vida!

http://www.youtube.com/watch?v=oeS31YRQelw

Beijos e bom fim de férias forçadas!

5 comentários:

  1. tenho amigos que trabalham em call centers em diversas empresas e posso afirmar que há uma longa distância entre o treinamento e condicionamento da gerência até a ponta, os atendentes... os atendentes são meio que auto sufucientes, ou seja, fzem o que querem, pois são pagos baixos salarios e não há tanta demanda de mão-de-obra para estas vagas, então atos como deixar o consumidor no mudo e lixar as unhas não são ordens da gerência, mas sim atitudes tomadas pelos atendentes e que não pensam o quanto podem prejudicar a marca ou empresa... claro que o treinamento para tentar 'não resolver o problema' muitas vezes é a política destas empresas de telefonia... e pra acrescentar, acabei de receber ligação da academia para renovar o contrato e quem ligou não estava preparado para 'vender' pois eu só falava em preço e ela só falava em prazo hahahahha

    abraços, mateus d'ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Acredito que os Call Centers, sejam apenas um problema "Tapa buraco", porque sempre que precisamos dele, ele nunca resolve em nada. O mais incrível entre eles, são os atendentes, que como o Mateus disse, não são bem pagos e por isso não tem motivação para fazer direito.
    Defitivamente, o que pode adiantar muitas vezes nesses meios, são os departamentos de Ouvidoria e Ombudsman, que realmente tem uma padrão totalmente qualificado, e fazem de tudo para que o cliente seja feliz. Vale lembrar também, que a ameça do cliente em publicar a crítica situação em algum meio de comunicação, é de extremo perigo para as empresas. Elas não querem correr o risco de danificar a sua imagem para o mercado.

    ResponderExcluir
  3. O problema do mal atendimento ao cliente não é atual. Muito pelo contrário: ocorre há tempos.
    Acredito que não deve haver a generalização do mal atendimento apenas pela terceirização dos call centers, mas pelo conjunto de uma organização.
    A boa estruturação e satisfação de seus funcionários em diversas questões como a própria remuneração, direitos respeitados e ambiente agrádavel mantém a boa vontade e motivação.
    Complementando o que foi dito pelo Mateus e concluindo, uma empresa com muitos problemas internos, mesmo que não tenha call center terceirizado dificilmente terá um retorno positivo de atendimento ao cliente.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Mateus quando diz que colocar o cliente no mudo e lixar unhas não é uma atitude estimulada pela gerência, mas a questão é que como os funcionários não tem a mínima motivação e o treinamento não é contínuo a situação nunca irá mesmo mudar.
    E pelo jeito o pessoal está cada vez menos qualificado! Pelo menos de acordo com a funcionária da sua academia! Ela acabou não te convencendo, certo?

    ResponderExcluir
  5. Não podemos falar do péssimo atendimento de empresas de telefonia sem citar a nossa querida Telefônica. O serviço como um todo é tão ruim que a comercialização do Speedy foi suspensa. Ainda bem que os órgãos competentes tiveram coragem de puní-los. Antes tarde do que nunca!

    Imagino que com esse resultado a Telefônica não promova muitos treinamentos para os seus funcionários.

    ResponderExcluir