domingo, 31 de maio de 2009

E o resto?


Case premiado pelo POP de 2008, o treinamento de crise desenvolvido para Bayer Crop Science,
divisão de agronegócios do Grupo Bayer, me fez pensar um pouco.


O case desenvolvido pela LVBA tinha o objetivo de preparar os executivos da empresa para uma situação de crise. Com isso, foram realizadas 3 palestras para apresentar o tema e os impactos de sua aplicação. Mas o diferencial desse treinamento foram as simulações de crises hipotéticas, mas com possibilidades de ocorrência como denúncias contra a empresa, atuação de ONGs e questionamentos sobre os produtos. Em um sala os participantes recebiam as informações que ocasionariam a crise e começavam a agir, tendo que tomar decisões para evitar a crise.


Porém, me pergunto porque somente os executivos passam por esse tipo de treinamento? Não que todos os colaboradores devam passar por esse tipo específico de treinamento, até porque não seria viável nem financeiramente e nem em termos de espaço.


Mas mesmo assim acho que o resto do público interno deveria ao menos ser treinado para o que fazer nessa situação, o que falar e o que não falar para amigos e conhecidos, mostrando à eles que em uma crise qualquer informação errada ou pela metade pode comprometer a empresa e por consequência seus próprios empregos.


Caso queiram ler o case e opinar sobre essa questão aqui está o link:



3 comentários:

  1. A falta de conhecimento dos colaboradores de que providencias tomar em caso de crise é um grande problema. Com certeza quem deve tomar as decisões estratégicas é o corpo diretor ou a comissão de crise da empresa, mas se os funcionários não souberem a quais pessoas devem comunicar, a informação pode chegar tarde demais para que se resolva da melhor maneira possível a crise

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  2. Sou a responsável pela área de comunicação da Bayer CropScience e gostaria apenas de esclarecer que outras ações foram elaboradas para outros públicos (adaptados aos perfis e necessidades), tais como treinamento para secretárias, recepcionistas, seguranças, fábrica (entre outros) e geramos também matérias/materiais para o público interno sobre o tema. Nós trabalhamos a comunicação de forma integrada na Bayer CropScience, mas este prêmio estava apenas relacionado a um treinamento específico dentre várias ações que são desenvolvidas.

    Claudia Davi - Gerente de Comunicação Região América Latina

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  3. O comentário acima foi feito pela Jeffrey Group, atual assessoria de imprensa da Bayer CropScience.
    Para dúvidas ou comentários, enviar e-mail para

    kdemoraes@jeffreygroup.com

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