Cerca de dois meses atrás, surgiu no YouTube um vídeo com dois funcionários de uma franquia da rede de pizzaria Domino´s Pizza "presenteando a pizza de clientes com o que há de menos higiênico. Os próprios funcionários decidiram compartilhar sua "brincadeira" no site de vídeos mais visto no mundo, o You Tube.
Este episódio tomou proporções gigantescas e repercurtiu em diversas outras mídias sociais como Orkute, facebook e Twitter, desencadeando uma seri de protestos e difamações a esta até então respeitada empresa. O próprio buscador do Google ao ser acionado pela palavra Dominos trazia em sua primeira página apenas notícias de protesto contra a Pizzaria em destaque.
O time de relações públicas da empresa agindo reativamente a crise deflagrada produziram um vídeo com o Diretor geral da empresa desculpando-se pelo ocorrido e em seguida mobilizaram no canal Twitter, Facebbok e enviaram e-mails agradecendo o aviso e comentando as ações realizadas em função do problema.
A reputação da empresa foi fortemente abalada, e a resposta da empresa acabou demorando muito (em padrões de mídia normal foi uma resposta rápida, mas se tratando de Web cada minuto é preciosíssimo).
A rápida propagação viral, pode ter causado um grave dano à marca. Um dano em uma marca de mais de 45 anos de tradição e história.
É certo que as empresas precisam dedicar recursos para cuidar da imagem corporativa da empresa, e estabelecer uma estratégia de como lidarão com o o ambiente web. Os antigos times de relações públicas acostumados a mídia tradicional precisam urgentemente compreender a fundo os novos canais de comunicação
Quanto você está preparado para lidar com uma crise destas? Prepare-se, já dizia Andy Warhol que no futuro todos teremos nossos 15 minutos de fama ... mas Andy nunca afirmou que seria uma boa fama!
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