terça-feira, 15 de setembro de 2009

Roupa X Promoção

Gente!

Bom como assunto crise está sendo deixando um pouco de lado pela mídia estamos ficando um pouco sem opções hehehe. Então pensei em escrever sobre algo um pouco diferente, mas que conta muito.

Na Veja da semana retrasada saiu uma matéria que achei interessante porque é algo que sempre me deixa em dúvida: a roupa que usamos pode garantir ou não uma promoção dentro da empresa?
E foi então que a partir dessa matéria eu vi que todos os detalhes fazem muita diferença na hora de se escolher uma roupa para trabalhar ou ir à uma reunião.

E ai que me pergunto: qual o papel da comunicação interna nesse assunto?

Será que é essa área que deve cuida desse assunto?

Pois tenho um exemplo a dar! Acabei de mudar de emprego e percebi a diferença entre os códigos destas empresas. Em uma não sabia direito como me portar pois enquanto uns usavam jeans e tenis, outros usam terno. Apesar de ter tido uma pequena apresentação de código de vestuário e de conduta (apenas 3 meses após ter iniciado na empresa), nada do que foi citado era o que realmente era visto no dia a dia.
Já na outra empresa nunca tive nenhum tipo de apresentação para explicação do código, mas estava claro qual era o tipo de vestimentas aceito e mais adequado já que todos utilizavam o mesmo tipo de roupa. Hoje mesmo fomos visitados pelo diretor regional que ao me ver olhou-me de cima a baixo como uma cara de "estou analisando tudo" que até engoli a seco achando que tinha algo de errado com a minha roupa hahahaha. Mas é porque algumas empresas realmente prezam isso.

Agora retomando a pergunta se é a área de comunicação interna quem deve cuidar disso ou não, digo que sim. O fato de uns estarem vestidos de uma maneira mais formal que outros pode gerar constrangimento entre esses funcionários. Portanto acho que seria legal se a área de comunicação interna deixasse o código da empresa mais claro para todos por meio de divulgações constantes, especialmente quando se tratar de uma área em que a rotatividade de funcionários é muito alta.

Talvez as pessoas não sentiriam-se perdidas sem saber como se portar, pois afinal não significa que em toda empresa o terninho seja o mais indicado. Na própria matéria da Veja uma profissional cita que quando trabalhava em Santos aparecer de terninho em alguma reunião era sinal de arrogância.

Por isso, acho essencial que a comunicação interna esclareça as normas de conduta a serem seguidas para que nenhum novo funcionário sinta-se constrangido em momento nenhum.

O que vocês acham disso? Esse post pode parecer fútil, mas acho que saber o que vestir em cada lugar nos livra de muitas enrascadas.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que existem perfis, e perfis! Por exemplo, como vc mesma disse, a empresa sempre apresenta claramente o tipo de vestimenta que se deve usar. Seja pelo código, ou pelo ambiente de trabalho. Acredito que isso seja realmente importante, para enfatizar que a empresa é uma empresa séria, ou em outros casos, descolada, arrojada, irreverente! rs.
    Mas, pode ter certeza. Esse lance de vestimenta, emplaca em grandes discussões. No caso por exemplo, uma agência dificilmente possui contato pessoal com o cliente, não vejo o pq de não usar roupas menos formais. Agora em lugares onde a tradição e o corporativismo fala mais alto, realmente a imagem torna-se tudo nesta hora.

    ResponderExcluir
  3. Oi fernanda, nao acho futil, mas tambem nao vejo necessidade em criar um 'manual de vestuário'. Creio que isso é reflexo do ambiente, do que os outros colegas vestem e também do cargo que ocupa no momento. Recentemente entrei em um estágio em que tive que comprar muitas roupas sociais novas, mas ninguem me falou nada, eu mesmo percebi que nao poderia continuar indo de jeans, tenis e camiseta hehehehhe

    Creio que um manual de como se vestir ja é invasão de privacidade, a não ser que haja uniforme na empresa

    ah, e sobre endomarketing preconceito nenhum, só prefiro ouvir e ler comunicação interna (o que para mim nao tem nada a ver com endomarketing). Só isso. hehehe

    mateus

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fê. Boa discussão e bom jogo de cintura do blog em começar a variar os assuntos, sem perder o foco no tema principal.

    Sou a favor do código de vestimenta, sim. Ele garante a zona de conforto dos funcionários, pois muitas vezes os colegas (especialmente quem acaba de entrar) não se sente muito à vontade para perguntar sobre isso - é o tipo do assunto que todo mundo acha que todos os demais devem saber.

    Porém, acho que a responsabilidade sobre ele é de RH. Comunicação pode ajudar a tornar o código 'simpático' aos olhos dos funcionários, mas acho que não cabe a nós criar a regra.
    Recentemente discutimos isso na Merck, especialmente porque a mulherada curte salto alto (pra não dizer altíssimo) e o pessoal da segurança entra em pânico, pois são comuns os acidentes em escadas por causa disso. Estamos revisando o código de vestimenta, pois embora pareça menos feminino, a saúde das pessoas tem que vir em primeiro lugar.
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que faz parte sim de Comunicação Interna uma vez que os colaboradores levam o nome da empresa e a sua imagem, mas como a Vivi disse, é responsabilidade do RH e a CI deve dar o apoio, reforçar, educar, esclarecer etc.

    ResponderExcluir