quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Casa de ferreiro, espeto de pau.

Quanto à relevância da comunicação interna, imagino ser unânime a opinião de todos aqui em afirmar que esta é uma ferramenta fundamental para uma organização. As várias formas de se trabalhar comunicação com o público interno trazem múltiplos resultados, ou seja, toda empresa deveria ter uma intranet, um jornal-mural, um revista, um boletim etc. Pelo menos este seria o mundo ideal, onde todas as empresas colocariam a teoria em prática.

Sendo uma ferramenta de Relações Públicas, os próprios RPs deveriam ser os defensores desta prática. Quem melhor do que os profissionais da comunicação para mostrar a sua importância para os tomadores de decisão? Mas como diz o ditado: em casa de ferreiro, o espeto é de pau. Infelizmente a nossa profissão se encaixa muitas vezes nesta contexto. Com certa licença poética, eu poderia dizer: em agência de RP, a CI é informal.

Fico muito preocupado com o valor dos serviços de comunicação dentro da própria comunicação. Ontem tive a oportunidade de assistir a palestra do professor Manoel Marcondes Machado Neto, professor da UERJ se eu não me engano. Palestra que recomendo muito. Ele foi à Cásper Líbero falar, entre outras coisas, do espaço que a comunicação e as Relações Públicas ainda precisam conquistar. Ele defende que é necessário se criar uma disciplina da nossa área dentro dos cursos de administração, por exemplo. Concordo plenamente!
Por outro lado, acho que o quintal de casa está desarrumado. Nem mesmo dentro da comunicação nós estamos 100% consciêntes da nossa importância. Presenciei um descaso com um veículo de comunicação interna dentro de uma agência de RP! A periodicidade não era cumprida, a organização era subordinada ao RH, não havia planejamento e a ferramenta não era usada de forma estratégica. Pergunto: como então vamos vender o nosso peixe se nem nós mesmos queremos comprá-lo?

3 comentários:

  1. Rodrigo, nosso dilema é que parece que só grandes empresas precisam de comunicação interna. Não é verdade. Pode ser que as empresas maiores precisem de mais veículos - ou veículos diferentes - capazes de uniformizar a linguagem, o discurso, etc, mas esta pode ser a única diferença.
    Pequenas empresas, como é o caso de agências, tb podem se valer da CI para engajar seus funcionários. Gente é gente em qualquer tipo de empresa e merece atenção e consideração.

    ResponderExcluir
  2. Quando falamos em uso destes veículos, jornal, intranet, revista, acredito que usados de forma unilateral e sem um aporte de comunicação é apenas endomarketing. Na verdade para fomentar a comunicação interna não é preciso usar mídias ou ferramentas, o caso da Arment Dietrich, que resolveu abolir o e-mail interno como estratégia para melhor a comunicação interna e deu certo. Então concordo que a comunicação deve ser pensada de forma estratégica pelo setor de comunicação, de preferência por RPs, auxiliados pelo suporte de RH.

    mateus

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, assino embaixo! Já trabalhei em duas agências de comunicação, uma grande, inclusive, que depois de anos de atuação no mercado, resolveu escolher um grupo para cuidar tanto da imagem da agência no mercado, quanto internamente, com intranet, newsletter etc.
    É impressionante mesmo como a maioria das agências atua assim, vendendo serviços que não praticam internamente. Saiba que eu estou com você lutando para isso mudar, já consegui alguns avanços com um planejamento estratégico. Vejo que como isso não traz $$$ vivo as agências acabam deixando pra depois. Uma pena!

    ResponderExcluir