segunda-feira, 22 de junho de 2009

A que nível a Influenza (H1N1) seria a causa de uma crise organizacional?

Hoje pela manhã quando cheguei a multinacional em que estou estagiando, me deparei com uma situação inusitada: Um segurança bloqueava as portas de acesso à unidade, segurando um questionário, no qual todos deveriam responder para que fosse permitido o acesso a empresas. Ele questionava funcionários e visitantes a respeito da saúde de cada indíviduo nos últimos 10 dias. Se tivemos dor de garganta, dor no corpo, mal-estar e dava muita ênfase ao sintoma da febre. Se respondessemos sim a maioria das perguntas e afirmassemos ter tido febre, o funcionário deveria ligar para o gestor, procurar um médico orientado pela empresa e afastar-se por duas semanas, ou até que não houvesse nenhum sintoma de vírus da gripe, quero dizer, vírus da Influenza, ou mais vulgarmente conhecido como gripe suína.
Após passar pela barreia "anticontágio" um enfermeiro era encarregado de fazer uma segunda triagem, incluindo a medição de temperatura de cada um presente no prédio. E assim se procedeu ao longo do dia. Alguns funcionários se sentiram incomodados, outros ameaçados e outros até fizeram piada de tanta ação de prevenção "armada".
Tudo isso por que houve a confirmação de um funcionário diagnosticado com o virús em uma das unidades da organização no Brasil. Portanto, a presidência junto com o cômite de crise resolveram tomar providências o quanto antes ao ter consciência da facilidade de contaminação e também da possibilidade de morte do contaminado.
O cômite de crise reuniu-se durante todo o fim de semana, providenciando as ações de prevenção e comunicação da situação atual.

Se você, comunicador, fizesse parte desse cômite de crise, quais seriam suas ações de comunicação em relação ao fato que pode soar tão ameaçador a tripulação, suas famílias e visitantes das unidades da organização?

Um comentário:

  1. É muito complexo, poderia respondeu numa tese de monografia, um espaço para comentario é muito reduzido hehehehe
    Conheci o blog e ja feedei, vou ler sempre.

    abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir