sexta-feira, 19 de junho de 2009

As empresas investem imensas quantias em dinheiro para contratações dos executivos dos sonhos para seu primeiro escalão, alguns milhões em publicidade e propaganda, mais um pouco em inovação, seguem a onda do momento e logo estão nas redes sociais para responder em poucos segundos cada ataque ou elogio a sua empresa com ações de comunicação surpreendentes e mesmo assim não garantem uma boa reputação. Como?

Infelizmente muitas vezes os gestores esquecem que de nada adianta todos esses investimentos ,que chegam a milhões ou bilhões de dólares muitas vezes, se não se preocuparem com o arroz e feijão, com a capacitação e conscientização do funcionário que faz o atendimento ao cliente.

Recentemente um amigo médico decidiu comprar um notebook, entre diversas marcas que pesquisamos havia uma top de linha em que o visual do produto era realmente muio bonito. As marcas equiparavam-se em desempenho, mas ele estava disposto a pagar mais por esse produto, apenas pela marca. Então, decidida a compra, fomos conversar com o atendente (via telefone - entrega em 48h). O despreparo e descaso que este atendente tratou meu amigo causou uma reação de ogeriza a esta marca. Hoje se você tentar vender um computador desta marca para ele, mesmo que mais barato, ele afirma que não compraria.

Esta história vem a ilustrar a minha posição que o atendimento é o melhor marketing, é neste momento que se estabalece de forma efetiva o relacionamento de um cliente com uma empresa.
De nada adianta o investimento em publicidade e comunicação se o treinamento do capital humano desta emporesa não está sendo feito de forma adequada.

Acredito ser importante que nós RPs nos lembremos que nen tudo pode ser resolvido por com propagandas, releases e outras ferranteas de comunicação, mas como RPs devemos nos posicionar estratégicamente para pressionar que os processos administrativos sejam adequados a consolidação de uma boa reputação perane nossos públicos. Afinal o funcionário é a cara da empresa para o cliente.

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