sexta-feira, 5 de junho de 2009

Google & Empolgação



O Google, a maior empresa e praticamente única no quesito "busca", é uma empresa que possui um case totalmente positivo, que ao mesmo tempo, é negativo. Acontece quando o Google foi descoberto como a Melhor Empresa para se Trabalhar (Great Place to Work), todas as mídias do Brasil faziam questão de trabalhar a pauta sobre a tão polêmica gestão "Google". Com uma estrutura extremamente fascinante, flexibilidade, dados em porcentagem para indicar "qual deve ser seu rendimento no trabalho" (70% trabalho, 20% informações para acrescentar a inteligência e 10% lazer e descanso), almoços com direito a chefe de cozinha, entre outras regalias. Assim, o Google virou o sonho de consumo de qualquer candidato do mercado.


Quando o engenheiro de tecnologia, Mark Jen, 22 anos, foi contratado para trabalhar no Google, parecia estar realizando o seu "sonho empregador". De tanta empolgação e alegria por fazer parte da corporação, Mark criou um curioso blog sobre a sua mais nova empresa. Nesse blog, continha informações sobre os acontecimentos internos da empresa. Mark publicava para todo o mundo que o Google, a empresa dos dreams, não aparentava realmente o que é. Nesse blog, ele falava do comportamento e desesperos reprimidos dos colaboradores que ali trabalhavam. Dizia que as pessoas pareciam tomar Prozac para aparentar que estavam muito felizes por fazer parte dessa corporação.


Assim, com todo esse caos que Mark causou a imagem do Google, ele foi despedido com a justificativa de que ele publicou "assuntos sigilosos" da empresa.


A partir desse problema, o Google se encontrava numa grande saia justa, pensando então em uma ação que pudesse solucionar o problema de imagem que Mark causou. Assim, decidiram que eles fariam um blog corporativo, em que os funcionários escreveriam quais eram os acontecimentos diários do Google, claro que com a aprovação da própria empresa. Foi uma estratégia encontrada para dar a mesma moeda como troco ao que Mark tinha causado.


Diante de um case sucesso e insucesso, acesse o Google blog, e confiram quais são as notícias internas Googlelinas.

http://www.googleblog.blogspot.com/

Só não esqueça: você não pode fazer esse tipo de ação com a sua empresa. O resultado é demissão por justa causa!

2 comentários:

  1. Acredito que um blog corporativo direcionado e que necessita de aprovação prévia não traz muitos ganhos em credibilidade para empresa.

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  2. Concordo com o Roit, nesse caso o blog corporativo seria mais uma das formas da empresa controlar a vida do funcionário e ver se ele tem dado as respostas certas aquilo que ela deseja.

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